Que Fernando de Noronha é um paraíso, todo mundo já sabe. Mas você já pensou em dar um mergulho nas águas cristalinas da ilha? Noronha é o principal e mais famoso parque marinho brasileiro, contendo diversos pontos de mergulho, além de ser uma das melhores áreas para a prática no mundo. Com isso, as empresas conseguem disponibilizar passeios em vários níveis, para mergulhadores mais experientes até mesmo para pessoas que não sabem nadar. Ou seja, o mergulho na ilha é possível para todo tipo de público.
Sem contar também com a biodiversidade dessa região que possui uma variedade de espécies animais dando destaque para as tartarugas, golfinhos e pequenos tubarões que, com sorte, podem ser avistados pelos mergulhadores. O misto de tons esverdeados das águas traz para Fernando de Noronha um ar mais encantador e paradisíaco.
Continue lendo para entender mais sobre o mergulho e os encantos do arquipélago.

Os pontos de mergulho em Fernando de Noronha
Para começarmos a falar do mergulho em Fernando de Noronha, precisamos entender um pouco mais sobre a região da ilha, que é dividida entre o Mar de dentro (voltado para o continente) e o Mar de fora (direcionado para a África).
Existem 16 pontos de mergulho espalhados por todo o território, que variam de 3 a 63 metros de profundidade. Confira:
Pontos de mergulho para pessoas menos experientes:
- Navio do porto: 03 a 8 metros de profundidade.
- Morro de fora: 06 a 15 metros de profundidade.
- Laje dos 2 irmãos: 13 a 24 metros de profundidade.
Pontos de mergulho para mergulhadores avançados:
- Pedra da Sapata: 43 metros de profundidade.
- Pontal do norte: 45 metros de profundidade.
- Corveta V 17: 42 a 63 metros de profundidade.

A diversidade marinha surpreendente de Noronha
Você sabia? Fernando de Noronha é um dos únicos arquipélagos do oceano atlântico, ou seja, é um ponto repleto de vida marinha localizado em um tipo de oceano famoso pela escassez de biodiversidade.
É por isso que a ilha atrai muitos olhares e é bastante procurada pelos famosos “mergulhadores turistas”, que gostam de presenciar o funcionamento desse rico ecossistema. Por causa dessa variedade de espécies, é muito comum que, durante os passeios, seja avistado alguns animais marinhos como tartarugas, tubarões, arraias e diversos tipos de peixe. Com isso, o mergulho em Fernando de Noronha torna-se cada vez mais interessante e encantador.

Conheça os tipos de mergulho existentes em Noronha
Os mergulhos na ilha variam de acordo com a experiência que a pessoa possui. Separamos 4 modalidades para você conferir mais detalhes e identificar qual combina mais com você:

Snorkeling
O Snorkeling é um dos mais famosos tipos de mergulho, perfeito para quem é iniciante. Consiste em um passeio por águas rasas onde o mergulhador apenas utiliza os óculos de mergulhos, nadadeiras e tubo de respiração.
Mergulho livre
O mergulho livre é um tipo de mergulho feito apenas com máscara, snorkel e, às vezes, nadadeira. É um tipo de mergulho para as pessoas que têm mais prática em nadar, mas não é considerado um tipo de prática para pessoas experientes.
Um tipo de aventura que pode ser praticada como mergulho livre é o Planasub, quando uma pessoa segura uma prancha dentro da água e essa prancha é rebocada por um barco através de uma corda de praticamente 5 metros, um verdadeiro entretenimento para os mais aventureiros. Algumas das empresas da ilha oferecem esse tipo de passeio.

Mergulho autônomo
O mergulho autônomo, também conhecido como mergulho com cilindro, é uma submersão total ou parcial da pessoa na água com um auxílio de equipamentos de respiração.
Para os menos experientes, existe um tipo de mergulho dentro da modalidade de mergulho livre chamado de discovery. Nele, a pessoa que mergulha tem o acompanhamento de um instrutor por todo o percurso. É ideal para aqueles que não tem muito costume com o mergulho ou para quem quer aprender mais sobre esse mundo e suas técnicas.
Para os mais experientes, pessoas com curso certificado técnico e outros tipos de documentação, existe o mergulho técnico que permite o mergulhador a sair dos limites do mergulho recreativo. Noronha é um prato cheio para esse tipo de mergulho, oferecendo experiências e aventuras inesquecíveis.

Os náufragos mais famosos no arquipélago
Por último, e provavelmente mais interessante, os mergulhos aos náufragos. Existem pelo menos 3 navios naufragados nas águas da ilha. A maioria é de origem grega, que carregavam materiais de construção e foram implodidos para que as companhias pagassem um dinheiro semelhante a um “seguro de carga”.
Um desses navios famosos é o Corveta V 17, nome familiar, né? Esse navio era usado para fazer viagens de patrulhamento pela costa do nordeste, quando em outubro de 1983, a embarcação se chocou com a Cabeça da Sapata (rocha da região) e acabou afundando. Com o passar dos anos, tornou-se um dos mais famosos náufragos e um dos principais pontos turísticos para mergulho em Fernando de Noronha.

Hospede-se com conforto e garanta a disposição necessária para os mergulhos
O mergulho é uma prática encantadora e que vem cada vez mais chamando a atenção dos turistas devido a sua capacidade de impressionar e de nunca ser esquecido. Aproveite nossas dicas e marque já a sua viagem.
Ah! Não esqueça de reservar a sua hospedagem em nosso site.