Todos os turistas que chegam a Fernando de Noronha precisam pagar a taxa de preservação ambiental, TPA para os íntimos. Trata-se de um tributo criado em 1989 que visa estabelecer um controle populacional no arquipélago e sustentar as despesas correntes necessárias para o bom funcionamento da ilha.
Muito se discute a respeito da TPA, hoje ela custa R$ 75,93 (esse valor é atualizado anualmente) por dia e por pessoa e deve ser paga por qualquer visitante que tenha cinco anos de idade ou mais. Há duas formas de pagar a TPA: pela internet ou no momento que desembarca em Fernando de Noronha. Para pagar pela internet você precisa acessar o site oficial de Fernando de Noronha (http://www.noronha.pe.gov.br/turPreservacao.php), preencher o formulário disponibilizado e seguir os passos para efetivar o pagamento.

No dia do seu embarque para Noronha deve levar consigo todos os documentos referentes a este pagamento, clientes que pagam a taxa de preservação pela internet tem uma fila exclusiva para atendimento quando desembarcam em Noronha. Quem escolhe pagar a TPA somente no local irá realizar a quitação tão logo desça do avião, antes de pegar as malas todos passam pelo que chamamos de setor migratório onde serão realizados todos os procedimentos pertinentes ao pagamento da taxa, cadastro e emissão das guias que você apresentará para sair dessa sala e ao fim da viagem para sair da ilha. A TPA pode ser paga com cartão de débito, crédito ou em dinheiro quando chegarem em Noronha.


Não confundam a TPA com o ingresso do parque, este segundo não é obrigatório muito embora somente com ele você terá acesso as principais praias da ilha. Ainda assim são duas cobranças diferentes, a primeira é obrigatória e governamental, a segunda é opcional e privada.