Além de praias exuberantes, fauna e flora abundantes - que vão além da terra firme - Fernando de Noronha conta com trilhas que despertam a atenção de nativos e turistas ao redor do mundo inteiro. Em especial, aqueles que não deixam de lado uma grande aventura. Apesar da maioria das trilhas demandarem agendamento no ICMBio, a do Piquinho é considerada uma excursão livre, isto é, não precisa agendamento ou guia credenciado.
Mesmo sendo livre e de curta extensão, a trilha do Piquinho exige bastante esforço físico, já que para fazê-la, é necessário passar por muitas pedras e uma pequena escalada. Confira a seguir um pouco mais sobre a trilha!

Como é a Trilha do Piquinho?
Atração recente em Noronha, principalmente se comparada às trilhas do Atalaia e a Costa dos Mirantes, a Trilha do Piquinho começou a ser explorada por turistas e agências de turismo e/ou receptivo há pouco tempo. De modo geral, as agências oferecem o passeio pela manhã ou ao fim da tarde, com o intuito de vislumbrar o nascer ou o pôr do sol do pico.
O percurso leva até uma formação rochosa - o Piquinho -, que fica localizado ao lado do Morro do Pico. Com cerca de 323 metros de altura, o Pico é o ponto mais alto da Ilha e, por esse motivo, pode ser visto de qualquer outro ponto. Se comparado a este ponto, o Piquinho aparenta em torno de 200 metros, com uma subida íngreme entre pedras e escaladas no meio do trajeto.

Realizando a Trilha do Piquinho
Em meio a fauna e flora de Noronha, a primeira parte do percurso é plana e, logo depois, se inicia a subida entre a vegetação. Ao fim, um trecho de rochas indica o início da trilha propriamente dita. É neste ponto que há um túnel entre as pedras que serve de “entrada” até o Piquinho. Em seguida, há um primeiro mirante que já proporciona ao explorador vistas da parte interna do arquipélago e do mar de fora.

Depois do primeiro mirante, tem o trecho mais íngreme da trilha do piquinho. Para escalar, dobre as pedras e suba. Após essa subida, é possível contemplar parte do mar de dentro. Aqui, é possível enxergar ainda a Praia do Boldró e a Ponta da Sapata.

No entanto, para quem deseja ir até o topo do Piquinho, precisa estar ciente de que há um certo risco na subida - por esse motivo, recomendamos a ajuda de um guia, mas para facilitar o acesso, foram colocadas cordas de escalada.
O tempo para concluir a trilha é de aproximadamente 1 hora, isto é, ida e volta. Portanto, considere que vai levar cerca de 2 horas no trajeto, tendo em vista as paradas e o tempo de permanência lá no alto.
E aí, pronto para essa aventura?